A Páscoa é para Judeus e Gentios?

A verdadeira páscoa, que representa a libertação do povo de Deus do Egito é exclusiva para Judeus comemorarem, por tradição.

Gentio não deve se apropriar indevidamente de uma tradição da qual não faz parte e tão pouco seus antepassados fizeram parte dela.

Devemos nos alegrar é claro com esse e todos os livramentos que o SENHOR deu e tem dado a todos os povos, em todos os tempos.

A Páscoa é uma festa judaica,***páscoa***, vem da palavra hebraica pessach que significa “**passar por cima**”, uma referência ao evento da décima praga descrito no Antigo Testamento quando o anjo da morte “passou por cima” das casas dos judeus no Egito e não entrou em nenhuma delas para matar os primogênitos.
Nesse evento os israelitas haviam sacrificado um cordeiro, por ordem de Moisés, e espargido o sangue dele nos umbrais e soleiras das portas.

Ao ver o sangue, o anjo da morte “passou” aquela casa.
Naquela mesma noite os judeus saíram livres do Egito, após mais de 400 anos de escravidão. Moisés então instituiu a festa da “páscoa” como memorial do evento.
Nesta festa, que tornou-se a mais importante festa anual dos judeus, sacrificava-se um cordeiro que era comido com ervas amargas e pães sem fermento, ou pães asmos, é a mesma coisa.
Porque o fermento simboliza para eles o pecado.!
Caso tenha descendente Judeu em nosso meio familiar e se deseja comemorar a páscoa, que se faça direito, como eles sempre fizeram.

Que se prepare um cordeiro, não para expiar o pecado como era antigamente, pois não há mais essa necessidade, GRAÇAS A DEUS.!
Porque?
O cordeiro oferecido em sacrifício não podia ter mancha nem defeito. Quando Deus deu instruções referente à primeira Páscoa, a instrução foi: “O cordeiro será sem defeito” (Êxodo 12:5).
Porém, embora fosse um cordeiro sem defeito era apenas expiatório o sacrifício, era sombras do que haveria de vir(Jesus).
Pois o sangue de mortais, sejam humanos, sejam animais não podem purificar do pecado, segundo a palavra de Deus. (Hebreus 10 : 4-12)
A verdade é que o cordeiro pascal prefigura Cristo, o cordeiro que Abraão disse a Isaque que Deus iria prover , e assim o fez.
O cordeiro de Deus, Jesus Cristo foi o cordeiro anunciado desde o primeiro sacrifício, feito por Abel, por isso agradou o SENHOR.
Assim como agradou-lhe moer Jesus naquela cruz. (Isaías 53 : 10)

Jesus comemorou a Páscoa?
Sim, Ele nasceu judeu, e cumpriu toda a lei de moisés, mas na última ceia anterior a páscoa judaica(um dia antes) instituiu mudanças.
Na quinta-feira à noite, antes de ser traído, enquanto Jesus, como todos os demais judeus, comia com seus discípulos, determinou que os mesmos passassem a comer, não mais a páscoa, mas a comer pão e tomar vinho em memória dele. Estes elementos simbolizavam seu corpo e seu sangue que seriam dados pelos pecados de muitos, uma referência antecipada à sua morte na cruz.
Portanto, cristãos tanto judeus quanto gentios, não celebram a páscoa, que é uma festa judaica de judeus não convertidos a Cristo ainda.
Para nós, era simbólica do sacrifício de Jesus, o cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.
Os cristãos comem pão e bebem vinho em memória de Cristo, e isto não somente nesta época do ano, mas durante o ano todo.

As datas são as mesmas que a do paganismo ?
Não, os pagãos além de mentirem e distorcerem as tradições e verdades Bíblicas associam a páscoa com o carnaval( AVAL DA CARNE) 40 dias após essa festa pagã e diabólica.
Não tem nada a ver com Jesus Cristo, assim como o natal pagão e por ae vai…Cristão de FATO, não participa disso (Tito 2:10)e nem de nada que a grande meretriz(apocalipse 18), a mãe de todas as abominações representa.
E os pagãos comendo chocolate, muito prazeroso a carne, enganando crianças(mentindo…Ovinhos de chocolate, coelho que representa a vida e não é JESUS, etcs…Etcs…Etcs…), como o diabo gosta…O pai da mentira, porque ele ama seduzir para enganar, assim como muitos estão fazendo, por isso ele adquire legalidade sobre tais almas.
ESTÁ ESCRITO.
É abominação ao SENHOR. (Apocalipse 21 : 27)
A “páscoa” deve ter guloseimas ? Para dar muito prazer?
Um cristão de fato sentirá é prazer no SENHOR,(Salmo 1)
pois foi consumado.(João 19 : 30)
Quer mesmo agradar o SENHOR?
Faça o que Jesus mandou que nós devemos fazer, pois
manda quem pode e cumpre quem deve, ainda mais sendo MANDAMENTO.”Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.” (João 14 : 21)
Participe da ceia que lembra o corpo e o Sangue dele.
Pode ser na igreja ou em sua casa, pois onde estiverem reunidos em nome de Jesus, ELE dará a sua presença convosco (Mateus 18 : 20), e ceiará com você (Apocalipse 3 : 20), PELA FÉ.!!!

“Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus.” (I Coríntios 10 : 31)

“Mas de vós, ó amados, esperamos coisas melhores, e coisas que acompanham a salvação, ainda que assim falamos.” (Hebreus 6 : 9)

Bom feriadão, ao lado do Caminho, da VERDADE, e da Vida,
Jesus Cristo. (João 14 : 6)

Graça e paz…

 

iejc.org